A administração de imóveis não é uma tarefa simples e, por essa razão, deve ser confiada a especialistas da área.
Quando você investe em um imóvel, está investindo no seu patrimônio, no seu futuro. E contratar alguém para cuidar do seu patrimônio pode ser difícil, mas é a decisão mais eficiente.
Nesse post, vamos entender o que é administração de imóveis, como o processo funciona e suas principais vantagens.
Boa leitura!
O que é administração de imóveis?
Podemos resumir a administração de imóveis na gestão e supervisão de propriedades, responsável por tarefas como seleção de inquilinos e manutenção do imóvel.
O principal objetivo é promover uma mediação justa e responsável entre locador e locatário, por meio de uma gestão eficiente e segura.
Dessa maneira, uma boa administração de imóveis é definida como uma parceria que garante que o seu imóvel seja lucrativo para você.
Como funciona o processo de administração de imóveis?
Em primeiro lugar, é importante explicar que o processo de administração de imóveis pode ser realizado pelo próprio proprietário do imóvel.
Entretanto, é mais desafiador para o dono do imóvel, que via de regra não possui o conhecimento necessário para realizar todas as tarefas que fazem parte de uma gestão eficiente.
Por isso, existe a administração terceirizada, uma empresa especializada, normalmente uma imobiliária.
O papel da administração terceirizada é atuar como intermediária entre proprietário e inquilino, além de assumir todas as responsabilidades referentes ao imóvel, como burocracia, manutenções, revisões de contratos, cobranças, etc.
Diante dessa parceria, o proprietário do imóvel continua tendo direitos totais sobre o patrimônio, e é seu dever avaliar o desempenho da administração de imóveis terceirizada por meio de prestações de contas e relatórios.
Responsabilidades da administração de imóveis
Destacamos que uma empresa que administra imóveis é responsável pela propriedade antes, durante e depois do processo de locação. A seguir, separamos uma lista das principais tarefas incluídas neste trabalho:
- Divulgação do imóvel;
- Vistorias de entrada e saída;
- Repasse dos valores do aluguel;
- Criação e assinatura do contrato de aluguel;
- Emissão e envio de boletos;
- Cobranças e negociações;
- Soluções para dúvidas ou problemas durante o contrato de locação;
- Manutenção do imóvel;
- Prestação de contas para o proprietário, incluindo ganhos e despesas relacionadas ao imóvel.
Como a imobiliária ajuda no processo de administração de imóveis?
Ao contratar uma empresa especializada em administração de imóveis, o proprietário garante um dia a dia mais tranquilo e menos burocrático, além de ter a certeza de que seu patrimônio está em boas mãos.
Para exemplificar melhor, destacamos alguns serviços que uma imobiliária pode oferecer na hora de realizar a gestão de imóveis:
Avaliação
Avaliar um imóvel de forma justa é o trabalho de um especialista no assunto. Ao contar com a ajuda de uma imobiliária, o proprietário tem acesso a diversos profissionais da área, que vão avaliar a propriedade de forma eficaz e garantir os melhores valores do mercado.
Burocracia
Toda a parte de contratos, incluindo a criação e a assinatura de todas as partes envolvidas, é realizada através da imobiliária. Isso significa que o dono não vai precisar ficar indo de um lado para o outro resolvendo problemas.
Aluguel
A imobiliária também assume a responsabilidade de cobrar o aluguel e demais encargos do inquilino. Em caso de inadimplência, o proprietário vai continuar recebendo o valor acordado normalmente, pois quem arca com os riscos é a imobiliária.
Vantagens de contar com uma administração de imóveis
Cuidar de um patrimônio é um trabalho muito sério. Contar com a ajuda de uma empresa especializada em administração de imóveis é o melhor caminho para garantir o lucro e a integridade do imóvel.
Tempo
Como a imobiliária assume todas as responsabilidades referentes ao imóvel, o proprietário economiza tempo e evita estresses desnecessários.
Facilidade
A imobiliária oferece suporte especializado para lidar com todos os contratos, taxas, valores e regulamentações.
Comodidade
O proprietário não precisa se envolver em qualquer tipo de relação com o inquilino. A imobiliária assume o atendimento, as visitas, o contrato e qualquer problema que aconteça durante a locação do imóvel.
Inquilinos
Além de uma análise de crédito detalhada, com o objetivo de evitar inadimplência, o perfil dos inquilinos também é avaliado pela imobiliária, visando a proteção e preservação do imóvel.
Valores
Com uma equipe especializada à disposição, o valor do aluguel e seus reajustes sempre estarão atualizados, garantindo o lucro máximo para o dono do imóvel. E todas as cobranças e negociações também são de responsabilidade da imobiliária.
Em busca de uma administração eficiente dos seus imóveis?
A Imobiliária Biguaçu pode ajudar você! Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas!
- Artigo Anterior Vale a pena morar em um condomínio com piscina?
- Próximo Artigo Como escolher o Home Club ideal?