Uma das tendências do mercado imobiliário mais relevante dos últimos tempos são os imóveis porteira fechada, que podem ser casas ou apartamentos.
Esse tipo de negociação costuma ser procurada por jovens, pessoas que estão em busca de uma segunda moradia ou por quem possui muita pressa para se mudar.
Neste post, vamos explicar em detalhes o que significa esse termo, qual é a diferença entre imóvel mobiliado, semimobiliado e porteira fechada, e quais são as principais vantagens e desvantagens do modelo.
Boa leitura!
O que significa o termo porteira fechada?
O conceito de um imóvel “porteira fechada” começou em razão das negociações de propriedades rurais, como fazendas e sítios, que eram vendidas com tudo que tinham dentro: casas, ração, animais, etc.
A partir dessa definição, o termo também passou a ser utilizado pelo setor imobiliário urbano.
Ou seja, um imóvel porteira fechada é negociado com tudo dentro: móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios, equipamentos e itens decorativos.
O que está incluso em um imóvel porteira fechada?
Os itens negociados variam, dependendo do acordo entre o vendedor e o comprador. Porém, geralmente estão incluídos:
- Móveis: mesas, armários, camas, sofás;
- Eletrodomésticos: geladeira, máquina de lavar, fogão;
- Eletrônicos: televisão, aparelho de som, computador;
- Utensílios: pratos, panelas, copos;
- Equipamentos: automação de cortinas, luzes;
- Decoração: tapetes, lustres, quadros.
Diferença entre imóvel mobiliado, semimobiliado e porteira fechada
Quando falamos em comprar imóveis mobiliados, existem três opções. Entenda a seguir a diferença entre elas:
Imóvel Mobiliado
É um imóvel completo e pronto para morar, com todos os móveis necessários: camas, sofás, mesas, cadeiras, balcões, armários, etc.
Imóvel Semimobiliado
Um imóvel parcialmente pronto para morar: inclui itens como armários embutidos, camas e alguns móveis planejados (como, por exemplo, na cozinha)
Imóvel Porteira Fechada
Tudo que está dentro da propriedade (com exceção, é claro, de roupas e objetos pessoais) é negociado junto com o imóvel.
Vantagens de comprar um imóvel porteira fechada
Agora, vamos analisar quais são as vantagens desse modelo:
Rapidez na mudança
Como você não precisa se preocupar em empacotar todos os itens necessários para o seu lar, o processo de mudança inclui apenas roupas e pertences pessoais.
Economia
Sem precisar comprar mobília, equipamentos e decoração, você economiza dinheiro e tempo.
Personalização
Você pode combinar os móveis do novo imóvel com os que você já possui, além de poder vender a mobília que não quiser utilizar, o que garante uma pequena renda.
Desvantagens de comprar um imóvel porteira fechada
Assim como qualquer negócio, investir nesse modelo pode apresentar algumas desvantagens. Confira algumas delas:
Reformas
Se você não gostou do imóvel exatamente do jeito que ele está, pode ser mais complicado realizar uma reforma, já que a propriedade não estará vazia.
Decoração
Um imóvel decorado é uma aposta certa para muitas pessoas, mas vale a pena avaliar antes de fechar a negociação se você se inclui nessa lista. Para algumas pessoas, é mais difícil viver em um ambiente em que não teve nenhuma participação na escolha da decoração.
Se você terminou de ler este post e gostaria de conhecer nossa seleção de imóveis porteira fechada, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe!
- Artigo Anterior Vale a pena morar em um condomínio com piscina?
- Próximo Artigo Como escolher o Home Club ideal?