Leonardo Ramos

No momento de escolher um imóvel, a localização é o item de maior relevância para o comprador. Grande parte das pessoas deseja morar perto do trabalho e em um bairro com boa infraestrutura para ter acesso a outras facilidades, esses com toda certeza são os principais fatores que valorizam o preço dos imóveis.

Assim como a localização é um fator que influencia o valor do imóvel, segurança é outro item que tem uma parcela significativa na hora de fechar negócio.

Imóveis situados em uma área onde há hospitais, farmácias, bancos e supermercados acessíveis levam vantagem. A localização da propriedade é responsável, de acordo com pesquisas, por 25% do preço da casa ou apartamento.

Ruas tranquilas, com fácil acesso a transporte público também valorizam o imóvel, por isso a localização pesa tanto na escolha do imóvel.

Em segundo lugar no ranking dos fatores que mais influenciam o preço do imóvel está a segurança que ele oferece ao morador. Na estimativa realizada, este item responde por 15% da valorização da propriedade.

Itens de segurança como portão automático com rápida abertura, chaves de porta com segredo e elevador automatizado, guarita de segurança e controle de acesso são itens que atraem os moradores. Além da segurança, contar com um local para estacionar o automóvel, de preferência coberto, também é levado em consideração. Portanto, vaga na garagem contabiliza 15% como influenciador no valor de um imóvel.

Nos últimos anos as construtoras também têm investido alto na diversidade de opções que envolvem a área de lazer, fator responsável por 10% do preço da propriedade.

Há empreendimentos que oferecem sala de cinema, brinquedoteca e área para praticar esporte. Piscina e churrasqueira são atrativos que costumam chamar a atenção do comprador. Mesmo que muitos moradores usem tais itens com pouca frequência, eles ainda são itens solicitados, já que integram a família e amigos no local.

Elevadores também são itens de peso, prédios sem elevadores são naturalmente desvalorizados, por isso elevadores podem representar 9% do valor final do imóvel, tamanha é a sua relevância.

O fator sol é outro elemento que interfere na venda da propriedade. Face do imóvel direcionada à orientação solar que melhor favorece o sol pela manhã por exemplo tem grande peso no valor da propriedade e representa 7% sobre o valor do imóvel.

É importante lembrar que, ainda assim, a localização é o item mais importante para a valorização do imóvel. Ou seja, a propriedade vale mais pela infraestrutura do local em que está situada do que se recebe sol pela manhã, embora este seja um quesito de peso.

O andar em que um apartamento está localizado também pode ter interferência no preço, sendo responsável por 6% do montante. As unidades mais baixas são as menos procuradas e quanto mais alto é o andar de um apartamento, mais ele é valorizado.

Varandas em apartamentos também valorizam mais a área construída. De acordo com dados, elas influenciam o valor do imóvel em 5%.

A tecnologia também conta para essa precificação. A Automação residencial e predial também oferece um diferencial à propriedade. Cabeamento para TV, Wifii nas áreas comuns e estrutura para ar condicionado podem somar 4% do preço da propriedade.

E por último e não menos importante, a vista do imóvel. Imóveis em frente a parques, praças, praias e calçadão também são valorizados, a vista que o imóvel oferece pode influenciar cerca de 4% do seu valor.

Fonte: Grupo Zap

 

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu