Alugar um imóvel sem imobiliária é um processo legal, previsto em Lei. Entretanto, quem precisa alugar um imóvel acaba sendo acometido pela seguinte dúvida: será que é uma boa ideia?
Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo de locação sem imobiliária e quais são seus principais riscos.
Boa leitura!
O que significa alugar um imóvel sem imobiliária?
Alugar um imóvel sem imobiliária significa firmar o contrato de locação direto com o proprietário do imóvel.
A Lei do Inquilinato permite que uma propriedade seja alugada sem uma terceira parte, envolvendo apenas o futuro locador e o futuro inquilino.
Este modelo de locação possui benefícios, tanto para o proprietário quanto para o locatário. Confira abaixo alguns exemplos:
- Em razão da falta de intermediação, o processo costuma ser mais rápido.
- Normalmente, o valor final do pagamento é apenas o valor real do imóvel, sem custos burocráticos.
- A relação de confiança entre proprietário e inquilino pode resultar em uma maior flexibilização de taxas, datas e descontos.
- Além disso, a negociação também pode ser facilitada, já que será feita apenas entre as duas partes, sem necessidade de consultar outras pessoas.
Riscos de alugar um imóvel sem imobiliária
Agora, vamos entender quais são os principais riscos de alugar um imóvel sem imobiliária:
Valores
As chances do valor do aluguel não ter sido definido de forma justa são mais altas quando não há um profissional da área envolvido.
Relacionamento
A relação entre locador e locatário pode se desgastar rapidamente e chegar em um ponto onde qualquer conversa vira uma discussão. Em razão disso, cobrar melhorias estruturais ou reparos fica muito mais complicado.
Legislação
Como já mencionamos, alugar um imóvel sem imobiliária é perfeitamente legal. Porém, para realizar o contrato de locação e garantir os direitos dos envolvidos, é necessário ter o mínimo de conhecimento de legislação. O contrato é um documento fundamental na locação, e deve especificar todas as regras combinadas entre as partes.
Golpes
Infelizmente, golpes no setor imobiliário são cada vez mais comuns. Muitas vezes, alguém
interessado pode encontrar um imóvel na internet, fazer um depósito para a “taxa reserva” e nunca mais ter contato com o anunciante.
Não quero alugar um imóvel sem imobiliária, e agora?
Se você absorveu as informações do artigo até esse momento e decidiu que alugar um imóvel sem imobiliária não é uma escolha adequada para a sua vida, continue lendo!
Quando o assunto é segurança e eficiência no processo de locação de imóveis, o ideal é alugar por meio de uma imobiliária de confiança, já que uma das principais funções dela é justamente proporcionar segurança a todos os envolvidos.
Por essa razão, a imobiliária deve estar presente em todos os passos do processo de locação, desde o anúncio do imóvel até a entrega das chaves ao inquilino. Dessa forma, existe uma garantia, tanto para o proprietário quanto para o locatário, de que uma terceira parte está zelando pela integridade do processo.
Para entrar em contato com o setor de locação da Imobiliária Biguaçu e tirar todas as suas dúvidas, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.
- Artigo Anterior Como vender um imóvel?
- Próximo Artigo Entenda a importância da avaliação de imóveis