Alugar um imóvel direto com o proprietário está previsto em lei? Quais são as vantagens e desvantagens? Como ter certeza que o dono não vai pedir o imóvel de volta?
Essas são algumas das dúvidas mais comuns na hora de alugar uma casa ou apartamento direto com o dono, sem a mediação de terceiros. Neste post, vamos responder os principais questionamentos sobre o assunto e explicar como garantir um contrato de locação seguro para todos os envolvidos.
Por que as pessoas procuram um imóvel para alugar direto com o proprietário?
Em primeiro lugar, vamos entender por qual razão alugar direto com o proprietário é a escolha de tantas pessoas.
Geralmente, quem busca por esse tipo de negociação procura economizar dinheiro com burocracia, ter mais flexibilidade para negociar o valor do aluguel e finalizar o contrato de locação de forma mais rápida.
Além disso, outro motivo muito comum é a falta de fiador. Isso acontece porque muitas imobiliárias permitem o contrato de locação apenas com a assinatura de um fiador, ou seja, alguém que vá assumir o pagamento do aluguel caso o locatário não cumpra a sua parte.
Porém, esse não é o caso de imobiliárias mais experientes, como por exemplo a Imobiliária Biguaçu, que está no mercado imobiliário da Grande Florianópolis há quase 40 anos. Aqui, quem vai alugar um imóvel não precisa necessariamente apresentar um fiador.
Dentro das possibilidades de locação na Imobiliária Biguaçu, temos o seguro fiança, o cartão de crédito, o termo de garantia estrutural e o dois cadastros, uma versão mais simples do fiador.
Alugar direto com o proprietário está previsto na Lei?
Apesar de ser considerado um acordo informal, o aluguel direto com o proprietário está previsto na Lei.
Isso significa que, mesmo sem um contrato assinado, existem formas de comprovar o acordo firmado entre proprietário e inquilino:
- Recibos de pagamento;
- Testemunhas que confirmem a moradia;
- Comprovantes de residência.
Dessa maneira, caso uma das partes não cumpra as regras definidas pela Lei 1245/91, conhecida como Lei do Inquilinato, a parte lesada pode ir na Justiça garantir seus direitos.
Porém, só é possível recorrer à Justiça quando os envolvidos elaborarem um contrato claro e completo, que especifica todas as regras que devem ser cumpridas por cada um.
Vantagens de alugar direto com o proprietário
Agora, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens de alugar direto com o proprietário:
Rapidez
Na maioria das vezes, por não haver nenhum tipo de intermediação de terceiros, alugar direto com o dono é um processo mais rápido. É importante destacar que a velocidade da negociação também depende do conhecimento e da comunicação entre locador e locatário.
Menos custo
Normalmente, nas locações diretas entre dono e inquilino, o valor final do pagamento é apenas o valor real do imóvel. Além disso, nenhuma das partes precisa arcar com gastos burocráticos.
Flexibilidade
Ao negociar uma locação direta com o dono do imóvel, uma relação de confiança nasce e, com ela, uma maior possibilidade de flexibilização de datas, taxas e descontos.
Negociação
Como não há a intermediação de terceiros, a negociação é apenas entre proprietário e inquilino. As duas partes podem propor ideias e melhorias no acordo, sem necessidade de consultar outras pessoas.
Desvantagens de alugar direto com o proprietário
Assim como em qualquer situação, alugar direto com o proprietário também apresenta desvantagens. Confira as principais abaixo:
Não conhecer a legislação
Já mencionamos que a locação direta com o dono está prevista na Lei, mas é necessário que pelo menos uma das partes envolvidas conheça essa a legislação bem o suficiente para realizar um acordo legal.
Conflitos com o dono
Apesar de uma relação de confiança naturalmente ser construída entre locador e locatário, nem sempre ela é mantida e cultivada. Isso gera problemas, gastos, dificuldades e muito estresse para as duas partes envolvidas.
Erros no contrato
É fundamental lembrar que, mesmo sendo um acordo informal, ainda assim é necessário que exista um documento, um contrato, assinado por ambas as partes. O documento deve especificar todas as regras combinadas entre dono e inquilino do imóvel. Caso contrário, a dor de cabeça futura é inevitável.
Valores abusivos
Sem o envolvimento de uma instituição ou pessoa profissional, com o devido conhecimento sobre o assunto, é muito provável que o valor do aluguel não seja definido de forma justa. Além disso, sem a intermediação necessária, é muito mais difícil para o inquilino cobrar melhorias estruturais, assim como é muito mais difícil para o locador cobrar reparos caso seu imóvel seja danificado.
Como garantir um contrato de locação seguro para todos?
Com as informações que apresentamos até aqui, conseguimos entender que alugar direto com o proprietário não é a alternativa mais segura, para nenhuma das partes envolvidas.
Quando falamos sobre segurança e eficiência, a opção ideal é alugar um imóvel por meio de uma imobiliária de confiança. Uma das funções principais de uma imobiliária é justamente proporcionar segurança ao processo de locação.
A imobiliária deve estar presente em todo o processo, desde o momento em que o imóvel foi anunciado até a hora de entregar as chaves ao inquilino. Dessa maneira, existe uma garantia, tanto para locador quanto para locatário, que uma terceira parte está zelando pela integridade e funcionalidade do processo.
Além disso, quando um imóvel está sendo cuidado por uma imobiliária, o contrato de aluguel é assinado de forma rápida, já que existe uma equipe profissional para divulgar, fazer a vistoria, fechar o contrato e entregar o imóvel.
Outra preocupação sanada com o envolvimento de uma imobiliária é a burocracia. É garantido que o contrato de locação será feito conforme a Lei, com todas as especificidades necessárias para que locador e locatário aproveitem uma experiência sem estresse.
Na Imobiliária Biguaçu, contamos com um time de profissionais altamente capacitados para cuidar do processo de locação de um imóvel.
Para conhecer os imóveis disponíveis hoje, clique aqui.
- Artigo Anterior Vale a pena morar em um condomínio com piscina?
- Próximo Artigo Como escolher o Home Club ideal?