Leonardo Ramos

O mercado imobiliário passa por frequentes mudanças e uma das principais causas é a forma de consumo dos clientes. É preciso estar sempre atualizado para não perder boas oportunidades.

Essa não é uma tarefa fácil, mas, com tecnologias modernas, é possível se destacar e ultrapassar desafios desse setor tão competitivo.

Foi nesse caminho que a Imobiliária Biguaçu seguiu. Hoje, a empresa com cerca de 40 colaboradores comemora números expressivos: 60% a mais de leads e aumento de 800% em visitas mensais no site por meio de tráfego orgânico. Isso foi possível com a mudança de estratégia e a utilização do Software Vista CRM para modernizar os processos.

Conheça a história da Imobiliária Biguaçu

A Imobiliária Biguaçu foi fundada em 1986 por Carlos Fernandes de Alcântara Junior, que na época tinha apenas 19 anos e já idealizava o progresso e o desenvolvimento para a cidade catarinense.

Como Biguaçu é uma cidade na região metropolitana de Florianópolis, sempre houve um potencial de investimento. Vendo o potencial do mercado de construção civil em ascensão no município, Carlos começou a investir em locação e venda de imóveis.

Em 2001, nasceu a primeira sede própria, e nessa fase, a empresa já mostrava sinais de constante evolução.

Hoje, mais de duas décadas depois, a estrutura da imobiliária é bem maior, com colaboradores e corretores de imóveis que trabalham na área de locação e venda. A empresa é sinônimo de credibilidade, qualidade e segurança em cada serviço – tudo para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Com toda a experiência no mercado, a Imobiliária se destaca na cidade catarinense com seus imóveis prontos, em construção, na planta e usados, todos à sua disposição com variadas faixas de valores, bairros e dimensões e atende em toda grande Florianópolis.

A Imobiliária Biguaçu precisava modernizar alguns processos, que ainda eram manuais.

Diferentemente de outras imobiliárias, a Biguaçu já usava CRM imobiliário integrado ao site, ERP e outras ferramentas dentro da empresa. Contudo, apesar de a tecnologia estar presente, os processos ainda não eram automatizados.

Os colaboradores usavam o CRM apenas para o cadastro de imóveis no site. Nenhuma das funcionalidades de compartilhamento, atualização em tempo real e análise de métricas fazia parte da rotina da imobiliária.

Ou seja, era tudo feito manualmente, sem que o CRM fizesse parte da estratégia do time de vendas e dos corretores.

Vendo a necessidade de ter maior controle e fazer o gerenciamento mais assertivo de todo o processo, a imobiliária resolveu apostar no uso do Vista CRM e tornar os processos inteligentes e automatizados.

Com o Vista CRM foi possível controlar melhor a gestão da imobiliária

A partir do momento em que a Imobiliária Biguaçu começou a aproveitar todos os recursos do Vista CRM, a gestão da equipe e de clientes adquiriu um aspecto mais focado em estratégia de vendas.

Antes, as informações da imobiliária e de seus clientes não eram disponibilizadas em tempo real e os dados de vendas só eram lançados no sistema no fim do mês. Isso gerava um conflito no gerenciamento, por ser impossível analisar como se comportavam os leads e coletar resultados precisos durante a jornada de compra.

A transição do manual foi uma revolução que abriu muitas portas para a automatização de processos dentro da própria imobiliária. Tudo isso foi possível por meio do treinamento do time de vendas e dos corretores, observa Leonardo Ramos – Head de Marketing da imobiliária.

Foi 6 meses até a operação rodar de fato totalmente automatizada e já no início do segundo semestre de 2022 foi possível analisar profundamente os dados dos primeiros meses do presente ano.

Nesse meio tempo, houve questionamentos e dúvidas, comuns em todos os processos de mudanças em uma organização.

No entanto, a partir do momento em que os primeiros resultados começaram a aparecer, a motivação tem sido crescente, e a equipe está preparada para colher todos os frutos que a tecnologia no setor imobiliário pode proporcionar.

Após implantação do Vista CRM, a imobiliária otimizou o contato com o lead

Quando o Vista CRM trouxe o pipeline e a pré-venda integrada, o lead passou a ser atendido em até 5 minutos no horário comercial e o relacionamento foi estreitado com o atendimento do setor pré-atendimento de vendas, antes de passar o bastão ao corretor.

Já as integrações com o Vista CRM fizeram com que a Imobiliária Biguaçu conseguisse trabalhar com cerca de 9 ferramentas diferentes sincronizadas ao Vista e aproveitar todos os recursos dentro de forma inteligente.

Ou seja, a empresa tem uma gestão completa e a liberdade de utilizar ferramentas de parceiros e de basicamente todos os portais imobiliários do mercado para atingir os melhores resultados. Depois da mudança, os leads passados aos corretores, são sempre qualificados. O time de pre atendimento passou a agir de forma estratégica, filtrando as oportunidades e repassando ao corretor.

E o resultado não poderia ser melhor: em 6 meses, a mudança na gestão resultou em ganhos para os corretores, para a área de pré-atendimento e na apresentação de imóveis dentro do site.

Analisando esse antes e depois, o crescimento no número de leads chegou a 60% em apenas um mês.

Resultados da parceria entre a Vista e a Imobiliária Biguaçu

Ao longo da implementação da gestão automatizada do sistema, a Imobiliária Biguaçu ganhou processos internos muito mais organizados devido ao uso completo do software.

Essa organização trouxe visibilidade orgânica no maior buscador da internet com o tratamento de todos os títulos, SEO local com a integração com o Google Maps, apresentação de bairros, cidades, campos, descrições e filtros como “pet friendly” e “imóveis com acessibilidade” foram adicionados ao portal, quando são setados no Vista.

Resultado: em apenas 6 meses, o número de visitantes, que antes era de 800 a 1.200 por mês no site, chegou a 8.600 acessos mensais.

Nosso CRM e o site são integrados tendo o objetivo de melhorar a visibilidade nos portais e para o Google, aumentar o número de visitas também levou ao aumento do número de propostas e, consequentemente, ao fechamento de contratos.

Em um levantamento feito pela Imobiliária Biguaçu, após a mudança, a empresa bateu a marca de 300 leads em um mês, computando um aumento de 60% no número de potenciais clientes.

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu