Leonardo Ramos

Colocar o imóvel para locação em uma imobiliária é bastante vantajoso para o proprietário. Realizar a negociação diretamente com o inquilino pode trazer uma série de riscos, como não receber o pagamento no prazo combinado.

Ao contratar uma empresa especializada em fazer a intermediação, é possível poupar tempo e trabalho. Além de tudo, você tem maior comodidade e segurança para receber o aluguel, sem correr riscos de inadimplência. Os corretores também costumam ter ampla experiência e conhecimento do mercado imobiliário, o que facilita no momento de estipular o valor e elaborar o contrato.

Acompanhe a seguir e confira 6 vantagens ao colocar o imóvel para locação em uma imobiliária!

Como funciona o processo de locação de imóvel?

Quando o proprietário toma a decisão de colocar o seu imóvel em uma imobiliária, ele pode ficar despreocupado em relação ao processo de locação. A empresa é responsável por fazer toda a intermediação, garantindo os direitos e deveres de ambos os envolvidos na negociação de aluguel.

Além de tudo, essa é uma excelente garantia de que não haverá nenhum tipo de inadimplência. Todo o acordo é firmado por meio do contrato de locação, que deve prever e regulamentar todas as regras e possibilidades relacionadas ao aluguel, desde a entrada do inquilino até o momento de rescisão do contrato.

Todas as cláusulas e combinados, portanto, ficam sob a responsabilidade da imobiliária. O proprietário, com isso, não deve se preocupar, visto que os profissionais especializados elaboram o documento de acordo e em conformidade com a Lei do Inquilinato.

Essa é uma excelente opção para quem deseja ter maior segurança ao alugar o seu imóvel. As imobiliárias contam com estrutura adequada para evitar qualquer tipo de situação injusta e conflitos. O contato com a empresa evita dor de cabeça e maior praticidade para ambos os envolvidos.

Quando o imóvel é entregue e fica sob a gestão da imobiliária, o proprietário não deve mais se preocupar em anunciar a residência em aplicativos, portais e sites. Tudo é feito pela empresa que, inclusive, pode realizar um estudo de mercado e definir o valor mais justo e adequado para a locação.

Quais são as vantagens de colocar o imóvel para locação em uma imobiliária?

São inúmeras as vantagens de colocar o anúncio do seu imóvel sob a gestão de uma imobiliária. Primeiramente, esse tipo de empresa conta com equipes especializadas e focadas em acompanhar os interessados no aluguel, encaminhar propostas, cuidar de manutenções e documentação, entre outras questões.

O grande diferencial também se encontra nos corretores, que atuam como consultores de locação, oferecendo tratamento de qualidade para os proprietários e inquilinos. Além de tudo, o imóvel pode ser locado com muito mais agilidade, uma vez que os profissionais contam com uma ampla lista de contatos.

Acompanhe a seguir e veja outras vantagens de colocar o imóvel para locação em uma imobiliária.

1. Aumento da segurança

Uma das principais funções da imobiliária é proporcionar segurança e comodidade ao processo de aluguel. O proprietário, com isso, pode ficar despreocupado, já que o inquilino deve passar por uma análise antes de assinar o contrato, garantindo que tem condições de arcar com os custos.

Essa é uma situação que muitas vezes pode trazer dor de cabeça ao dono do imóvel. Quando a locação é feita fora da imobiliária, o proprietário pode correr sérios riscos de inadimplência, pois não há nenhuma garantia de pagamento por parte do inquilino.

2. Rapidez e agilidade no processo

Sem dúvidas, quando a imobiliária toma conta de um imóvel, os corretores trabalham focados em fechar a locação. Assim, o dono da propriedade conta com mais rapidez e agilidade no processo, desde a divulgação até o fechamento do negócio.

Inclusive, o proprietário não precisa se preocupar em estar sempre à disposição de possíveis pessoas interessadas. Nesse caso, quem realiza as visitas e repassa os valores são os corretores.

3. Equipe mais preparada

Sem contar que a equipe da imobiliária tem toda a preparação necessária para realizar a negociação de locação com os inquilinos. A empresa conhece as leis e obrigações de ambas as partes, o que torna o acordo muito mais seguro e eficiente.

Caso o proprietário tenha qualquer tipo de problema com o atual inquilino, ele pode consultar a imobiliária para entender qual a melhor forma de agir.

4. Conhecimento do mercado

O conhecimento de mercado que as imobiliárias têm também é outro diferencial. Em geral, elas estão por dentro dos preços atualizados para cada região e conseguem fazer um levantamento preciso da situação do imóvel.

Com isso, o proprietário pode estabelecer um valor mais justo para o aluguel e manter todos os impostos da propriedade em dia, sem a preocupação de sofrer com atrasos ou de ter que pagar juros por esquecimento.

5. Suporte especializado

O suporte que a imobiliária promove ao proprietário é, sem dúvidas, uma das vantagens de maior destaque. A vistoria do imóvel, por exemplo, é feita inteiramente pela empresa, que tem todo o conhecimento e a experiência necessária para garantir que a tarefa seja feita adequadamente.

Além de realizar a inspeção, a imobiliária também faz o controle financeiro, organizando toda a documentação, com recebimentos, pagamentos, cobranças, repasses, entre outras burocracias relacionadas ao processo de locação.

6. Custo-benefício

O custo-benefício acaba sendo um fator de relevância quando as pessoas buscam por uma imobiliária. Em alguns casos, o proprietário terá que repassar apenas uma porcentagem do valor do aluguel à empresa, mas, geralmente, o custo é pré-estabelecido e combinado com o dono do imóvel.

Durante todo o período de vigência do contrato, a imobiliária oferece suporte para ambas as partes, tirando dúvidas e resolvendo eventuais problemas. Assim, o custo-benefício acaba sendo vantajoso, tendo em vista que o conhecimento da empresa pode auxiliar o dono de inúmeras maneiras.

Antes de contratar uma imobiliária, é muito importante ter alguns cuidados para ter o valor do aluguel garantido. Avaliar a sua trajetória no mercado e a opinião de outros clientes, por exemplo, é essencial para se resguardar e não ter problemas no futuro.

Como você pôde perceber, existem diversas vantagens ao colocar o imóvel para locação em uma imobiliária. Em geral, esse tipo de empresa conta com profissionais especializados no assunto que podem auxiliar significativamente os proprietários, sobretudo os que ainda não têm experiência nesse tipo de negociação.

Conheça os imóveis disponíveis para locação aqui na Imobiliária Biguaçu. Será um prazer lhe atender por aqui!

Fonte: Credpago.

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu