Leonardo Ramos

No Brasil, ter a casa própria é um sonho para 87% da população e um momento importante que se inicia muito antes das transações financeiras. Na maioria dos casos, encarar a compra de uma casa ou apartamento assusta, é um momento de realização, mas cercado de dúvidas e sentimentos.

Garantir uma escolha assertiva pode parecer uma tarefa difícil, por isso é preciso, além da ajuda de profissionais do mercado imobiliária, seguir alguns passos para ter a certeza de que o novo lar escolhido é o mais adequado para você.

Um passo importante para começar é o planejamento financeiro. E caso você considere comprar um imóvel por meio de um financiamento imobiliário, é ainda mais importante que você esteja atento aos detalhes. Por exemplo, garanta que as características do imóvel atendem às suas necessidades e expectativas. E se as parcelas do financiamento não irão comprometer mais de 30% da renda familiar.

Ao começar a negociação você deve sim buscar ajuda de profissionais para garantir que o acordo que seja bom para ambas as partes. Imóveis parados definitivamente não são bons para os proprietários, pois geram custos, sendo assim é sempre mais fácil negociar.

Separamos nesse post 4 pontos importantes que você precisa saber antes de iniciar o processo de compra do seu imóvel:

1) Certifique-se de que o valor do imóvel está dentro do seu orçamento

É muito importante que seja pensado se o valor do imóvel está dentro do que cabe no seu bolso. Além de levar em consideração os custos de aquisição, como o financiamento, também é preciso considerar os custos com a documentação e posteriormente com taxas de condomínio, manutenção e IPTU.

2) Esteja atento o estado geral do imóvel

Durante as visitas, esteja atento aos detalhes do imóvel, se haverá necessidade de investimento em reforma ou ampliação, se o imóvel atende suas expectativas a longo prazo e se é adequado para o seu estilo de vida e moradia.

3) Pesquise sobre a localização

Certifique-se que a localização atende às suas expectativas e necessidades do seu dia a dia. Saber se há serviços disponíveis no bairro, se possui fácil acesso à locomoção, segurança nos arredores e a valorização da área pode melhorar sua experiência de moradia, reduzir seus custos de vida e até mesmo facilitar uma futura venda do imóvel.

4) Consulte a situação jurídica do imóvel

A equipe da Imobiliária Biguaçu está sempre atenta a parte estrutural e a situação jurídica dos imóveis que estão em pauta. Aqui, todo o processo é feito com muita transparência, oferecendo documentos que atestam que o imóvel segue as exigências estabelecidas e garantindo a satisfação de quem compra ou vende.

Pronto, agora que você já sabe alguns pontos importantes do processo, você pode decidir se agora é o momento ideal para comprar seu imóvel e contar conosco para lhe auxiliar nessa realização.

 

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu