Leonardo Ramos

A pandemia ainda não foi superada no Brasil, mas o mercado imobiliário vem dando sinais de recuperação desde o segundo semestre de 2020. Já em setembro, 12 milhões de famílias afirmaram pretenderem comprar imóvel nos 24 meses seguintes. Apesar das variações, esse número tem aumentado, consolidando um cenário positivo para investir em imóveis.

Nesse contexto, a região Sul se destaca, principalmente Santa Catarina, um estado que oferece bons atrativos e infraestrutura não só em Florianópolis, mas em muitos outros municípios.

Continue acompanhando e entenda por que Santa Catarina tornou-se uma ótima oportunidade para quem deseja investir no mercado  de imóveis.

MERCADO IMOBILIÁRIO EM EXPANSÃO

Diante da queda da bolsa e da instabilidade do dólar, o mercado imobiliário passou a ser visto como o lugar mais lucrativo pelo setor financeiro, que deu um grande impulso para as negociações de imóveis.

Outro fator importante foi a mudança na preferência das pessoas na hora procurar um novo imóvel. Muitas começaram a trabalhar na modalidade home office e isso fez com que percebessem a necessidade de viver em lares mais espaçosos e com cômodos melhores divididos, principalmente quem mora em apartamento.

Por isso, condomínios bem planejados, com amplas áreas comuns, ótima infraestrutura e monitoramento eletrônico, estão sendo muito procurados hoje em dia.

Mas ainda há outro fator fundamental para a expansão do mercado imobiliário: a Taxa Selic baixa.

O Copom – Comitê de Política Monetária, fixou a taxa em 4,25% em sua última reunião, indicando que o objetivo é estimular o consumo para aquecer a economia e garantir que a inflação atinja sua meta. Assim, investir em imóveis se torna uma ótima opção para quem deseja aplicar o próprio dinheiro com liquidez e estabilidade. 

O mercado imobiliário oferece, agora, uma rentabilidade garantida para qualquer investidor e para que esse lucro seja ainda maior, compre imóveis que tenham maior demanda, como os condomínios bem planejados, pois atendem o desejo de pessoas que buscam mais qualidade de vida.

Vale lembrar, no entanto, que só a redução da Taxa Selic não é suficiente. Outros setores da economia precisam ser retomados e novos empregos gerados para que o mercado de imóveis continue sendo atrativo.

A intenção de compra está aumentando

O número de potenciais clientes, isto é, pessoas que desejam adquirir um imóvel, está em crescimento. No último raio-x FipeZap do Perfil da Demanda de Imóveis, 47% dos entrevistados confirmaram a intenção de comprar imóveis em até três meses — índice 10% superior ao registrado no primeiro bimestre de 2020.

O informe também revelou que 51% desses potenciais clientes não têm preferência quanto ao tipo de imóvel pretendido, podendo este ser novo ou usado. Já os objetivos se mantém na média já observada desde 2014:

  • 86% querem comprar um imóvel para morar;
  • 14% querem comprar um imóvel como investimento, sendo que destes, 75% espera obter renda de aluguel e 25% valorizar para vender.

Todos esses dados reforçam, portanto, o bom momento para as negociações de imóveis.

SANTA CATARINA: UMA DAS MELHORES OPÇÕES PARA INVESTIR EM IMÓVEIS

Mas por que Santa Catarina tornou-se uma ótima opção para investir em imóveis? O que difere esse Estado dos demais?

Uma das razões está na descentralização e diversidade de sua economia. Santa Catarina possui diversas regiões com atividades econômicas importantes, por isso, a maioria dos seus municípios possui boa infraestrutura e oferta de serviços.

Não é por acaso que o estado se destaca em muitos aspectos socioeconômicos:

  • 3º maior Índice de Desenvolvimento Humano do país (0,774);
  • 2º melhor resultado no IDEB – Anos iniciais e finais do ensino fundamental;
  • 5º maior rendimento nominal mensal domiciliar per capita (2020);
  • Maior proporção de pessoas ocupadas em trabalho formal (75,6%).
  • PIB com crescimento de 2,9% no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, as belezas naturais, atrações culturais e toda sua infraestrutura turística, levaram Santa Catarina a receber, pela 12º vez, o título de melhor Estado para viajar, do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020”. Turismo que acontece o ano inteiro, o que pode representar rentabilidade e estabilidade para você ao dispor de um imóvel para locação.

Portanto, se você deseja investir em imóveis, no estado com maior retorno de compradores em potencial em meio à pandemia e, claro, qualidade de vida diferenciada, não deixe de conhecer os lançamentos aqui em Biguaçu, a cidade vem se destacando no mercado imobiliário com o maior empreendimento residencial e comercial da Grande Florianópolis, o MHaus da Construtora MTF e o Splendore Residence da RCL Construtora, o primeiro alto padrão da cidade.

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu