O termo “contrato BTS” tem sido muito popular no mercado imobiliário nos últimos anos.
Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre como esse tipo de negociação funciona. Pensando nisso, a Imobiliária Biguaçu separou as principais informações sobre o assunto: o que é o contrato BTS, como surgiu, suas principais características, vantagens e desvantagens.
Dessa maneira, você poderá tomar uma decisão informada na próxima vez que decidir investir.
Boa leitura!
O que é o contrato BTS?
A sigla “BTS” significa built to suit, o que em tradução livre quer dizer “construir para servir”.
Um contrato BTS é um modelo de construção, onde um imóvel é construído especificamente para atender às necessidades de um locatário.
Os maiores exemplos são imóveis comerciais, como espaços industriais, centros de distribuição e armazenagem de materiais.
As empresas que precisam desse tipo de espaço costumam procurar o contrato BTS porque não conseguem se adaptar aos imóveis que já existem. A solução é a construção ou reforma de um imóvel que tenha todas as características necessárias para que a empresa possa desenvolver suas atividades.
Dessa forma, o contrato BTS envolve a encomenda de uma construção ou reforma, seguido por uma locação de longo prazo. Toda personalização do imóvel é realizada conforme as necessidades da empresa do locatário, que se compromete em ficar no imóvel por, normalmente, pelo menos 10 anos.
Todas as despesas relacionadas à personalização do empreendimento são incorporadas no valor do aluguel, o que garante ao proprietário uma renda estável por um longo período de tempo.
Como surgiu o contrato BTS
O contrato BTS foi criado no mercado imobiliário dos Estados Unidos, em meados do século XX. Nesse período, essa modalidade de locação, onde um imóvel é construído sob medida para um inquilino, começou a ganhar espaço.
Com o tempo, o contrato BTS foi disseminado para diversos países, incluindo o Brasil. É importante lembrar que cada país, região e até mesmo estado, possuem suas próprias regulamentações e práticas específicas.
Fases do contrato BTS
De maneira geral, podemos explicar o contrato BTS como um negócio dividido em duas fases:
1ª fase
A fase de aquisição, construção ou reforma do imóvel conforme a personalização idealizada pelo futuro locatário. Normalmente, essa fase inclui a contratação de terceiros, que são contratados para realizar um projeto de construção detalhado e a obra em si.
2ª fase
A fase de locação. O período de locação é prolongado, de maneira que seja o suficiente para o locador ser remunerado pelo investimento realizado no imóvel. Por essa razão, o valor do aluguel costuma ser mais alto.
Características do contrato BTS
Até aqui, já podemos perceber que o esse tipo de contrato é diferenciado dos demais. Entenda quais são suas principais características:
- O documento de contrato de locação específica todas as exigências do locatário do imóvel, para que a obra seja realizada sob medida.
- A locação do imóvel deve ser de longo prazo, de 10 a 20 anos.
- Os custos da obra e personalização são incluídos nos pagamentos mensais do aluguel.
- Não há revisão do valor dos aluguéis estabelecida em lei.
- O prazo de entrega da obra também deve constar no contrato de locação.
Vantagens do contrato BTS
Agora vamos entender quais são as vantagens dessa modalidade, tanto para o proprietário do imóvel quanto para o locatário:
Para o proprietário
Ao optar por um contrato BTS, o proprietário está firmando um acordo longo, com condições contratuais que garantem o retorno do investimento.
Além disso, em razão do período de duração do contrato, o dono do imóvel terá uma renda estável por bastante tempo e seu empreendimento não ficará vazio ou dependente de uma alta rotatividade de inquilinos.
Para o inquilino
A empresa que precisa de um imóvel em condições específicas não precisa se preocupar com obras e reformas, já que isso ficará por conta do proprietário.
O inquilino vai poder ocupar uma propriedade que atende suas necessidades sem precisar disponibilizar valores altos para obras de imediato, já que o investimento será feito no aluguel, mensalmente.
E como esse tipo de contrato é caracterizado por ser longo, o locatário também não terá necessidade de procurar outro imóvel adequado por um bom tempo.
Desvantagens do contrato BTS
Assim como qualquer tipo de negócio, o contrato BTS também pode trazer algumas desvantagens. Vamos apresentá-las para você analisar os riscos e benefícios:
Para o proprietário do imóvel, assim como em qualquer contrato de locação, existe o risco de inadimplência. Porém, o dono do empreendimento pode tomar medidas protetivas contra esse tipo de situação, utilizando garantias locatícias, por exemplo.
Outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem para o proprietário é a dificuldade de alugar um imóvel feito sob medida para outro locatário no futuro.
Já para o inquilino, a obrigatoriedade de cumprir um prazo para o aluguel ou precisar arcar com multas, além do próprio valor mais alto da locação, podem ser consideradas desvantagens.
O post ajudou você a entender como funciona esse modelo de contrato? Aqui na Imobiliária Biguaçu, nossa missão é ajudar você a fazer o melhor negócio para a sua família ou para a sua empresa.
Clique aqui e saiba como podemos ajudar.
- Artigo Anterior Conheça os melhores bairros de Biguaçu para morar