Leonardo Ramos

A incidência da luz do sol é um dos fatores mais importantes para ser observado no momento de comprar ou alugar um imóvel. Ela define grande parte do conforto térmico que você terá dentro da sua casa ou escritório e, consequentemente, influenciará o preço.

Separamos uma breve lista com as vantagens e desvantagens de cada posição, para te ajudar na hora de decidir o que será melhor para você. Continue a leitura!

Face Norte

Vantagens: Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de solstício, esse período acontece nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão. E é principalmente no inverno que devemos nos preocupar com questões relacionadas a fungos e principalmente mofo, e por estarmos localizados no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltada para o norte significa mais sol principalmente no inverno. Isso porque ele nascerá a leste e permanecerá mais a norte durante o dia para se pôr a oeste.

Desvantagens: Este posicionamento durante o verão, pode tornar o ambiente quente demais, levando a gastos maiores com ar condicionado, principalmente em imóveis localizados em regiões mais ao norte do Brasil então a posição dos quartos e dos ambientes menos utilizados devem ser muito bem posicionados para evitar algum desconforto ao tardar do dia ou aquele vento norte aquecido que pode incomodar um pouco.

Face Leste

Vantagens: Os imóveis face leste possuem características únicas, esses imóveis são altamente disputados, principalmente em regiões de praia, ou lagoas.  Independentemente da época do ano, isto está mais ligado às lindas vistas que eles proporcionam, assim como sua liquidez, mas existe um fator que poucos percebem, é o climático.

No litoral pode ser percebido claramente com manhãs ensolaradas e com tardes ou anoitecer chuvosos, o vento que vem do leste formado no mar é aquecido e começa seu percurso em direção a terra gerando uma brisa muito agradável, e a noite ao se acumular no continente concorre para a formação de nuvens aclimatando o ambiente.

Desvantagens: Talvez a desvantagem mais marcante de imóveis frente leste se estabeleçam mais fortemente em imóveis que possuam outros prédios em frente, pois reduzem a incidência da brisa do mar e principalmente da linda vista que o mar proporciona, a maresia que pode prejudicar eletrônicos pode ser facilmente contornada utilizando capas de proteção (de tecido) quando estão desligados como maquinas de lavar ou micro-ondas, limpar com agua e sabão  e passar uma cera liquida de 15 em 15 dias além de proteger, conservará também de pó, ácaros e evitará o mofo. Para os eletrônicos como notebooks e televisores uma capinha (de tecido) já resolve.

Face Sul

 

Vantagens: Ao contrário dos imóveis face norte os imóveis com “Face Sul”, principalmente no Verão são mais frescos, levando a gastos menores com ar condicionado, principalmente imóveis localizados ao mais ao norte do pais.

Desvantagens: Este posicionamento durante o inverno, pode tornar o ambiente frio demais, levando a gastos maiores com aquecedores, principalmente em imóveis localizados em regiões mais ao sul do Brasil. Então as posições dos ambientes comuns, que são áreas mais utilizadas, devem ser muito bem posicionadas para receber o máximo de calor durante o dia. Uma dica para ambientes frios principalmente em imóveis no sul do país é receberem equipamentos de aquecimento como lareiras elétricas ou à gás.

Face Oeste

Vantagens: Ao contrário do que muitos pensam e dizem imóveis com “Face Oeste”, os imóveis nessa posição também possuem vantagens, pois cada caso de posição solar se comporta conforme as características de seus compradores e proprietários.  Geralmente possuem plantas mais adequadas para que os quartos recebam mais o sol da Manhã, ou são maiores ou possuem sacadas extras nos quartos, outro característica percebida na hora de comprar um imóvel frente “oeste” são os imóveis que menos acumulam fungos e mofo.
O principal problema, que muitos citam em imóveis frente oeste, é calor excessivo nos ambientes comuns, porém isso é facilmente contornado com tecnologia e bom gosto ou escolhendo aqueles que possuem fachadas com pele de vidro (preferencialmente vidros termo acústicos) ou instalando vidros térmico reflexíveis) nos ambientes com maior incidência solar.

Desvantagens: Este posicionamento pode tornar o ambiente quentes, levando a gastos maiores com ar condicionado, ou causando oxidação maior em móveis e eletrônicos expostos aos raios solares. Outro fator considerado como desvantagem é o índice de valorização ser mais lento do que as outras posições.

 

Como você viu, a posição solar é um item de grande importância da hora de escolher um imóvel. Antes de comprar uma casa ou apartamento, considere a incidência de sol em cada cômodo para ter certeza da melhor escolha em termos de calor e luminosidade.

Gostou das nossas dicas sobre posição solar? Acompanhe mais dicas aqui no nosso blog.

 

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu