Leonardo Ramos

Comprar um imóvel costuma ser o maior sonho da vida da maioria das pessoas e, por isso, durante o processo é fundamental que você não guarde nenhuma dúvida sobre a compra para evitar surpresas e ter a certeza do melhor negócio. Afinal, talvez esse seja o maior investimento da sua vida.

Por isso, a importância de profissionais para esclarecer quaisquer dúvidas, desde as mais simples até as mais complexas. Mas afinal, quais as principais perguntas a serem feitas para o corretor durante o processo de compra de um imóvel?

  1. O valor do imóvel é negociável?

Veja se o valor do imóvel é negociável, em alguns casos, os imóveis estão anunciados com uma margem de preço para negociação. Por isso é importante tentar uma negociação. Essa pergunta é geralmente feita ao corretor, que passará aos proprietários. Essa, é uma estratégia que pode render bons frutos para ambos os lados, representando a venda do imóvel para o proprietário e uma economia a mais para você.

  1. Quais as condições de pagamento do imóvel?

Descobrir as exigências do proprietário em relação às condições de pagamento é fundamental, pois nada do que uma boa negociação para que ambas as partes saiam satisfeitas. Tenha em mente que as condições impostas na hora da venda tenham a ver com suas condições financeiras — para que depois você não venha a ter problemas e consiga cumprir os compromissos financeiros desse processo.

  1. A documentação do imóvel está em ordem?

Preços abaixo do mercado podem ser tentadores, mas também podem esconder armadilhas difíceis de se livrar após a compra. Existem imóveis que contam com inventários e se houver averbação, isso pode tornar seu negócio problemático e trazer alguns problemas.

Por meio da averbação (atos que intervirão no conteúdo do registro), é possível verificar as alterações ocorridas no imóvel e no seu registro, assim você vai ficar mais seguro em relação ao investimento. Não esqueça: impostos e taxas de condomínio anteriores à venda precisam também de comprovação de pagamento.

Mas fique tranquilo, se você estiver negociando com uma Imobiliária de confiança, certamente tudo já foi cuidadosamente verificado antes do imóvel ficar disponível a possíveis compradores.

  1. Quais gastos eu terei com o imóvel após a compra?

Custos adicionais devem ser levados em conta, você já sabe que terá gastos com: documentação, mudança, móveis novos, decoração, possíveis reformas e acabamentos, por exemplo. Mas questione o seu corretor também sobre a taxa de condomínio, em caso de apartamentos ou casas em condomínio fechados.

Não esqueça do IPTU! O imóvel dos sonhos e super bem localizado pode ter um IPTU altíssimo, por exemplo. Fique atento antes de fechar a compra para que o seu planejamento financeiro esteja de acordo com os gastos que estará assumindo.

Cada caso é um caso, mas existem taxas que podem ser cobradas após a entrega das chaves, confira tudo antes de fechar negócio.

  1. A região irá atender às suas prioridades?

Hoje em dia é ainda mais importante escolher uma localização que atenda às suas necessidades e da sua família. Certifique-se de que a região conta com escola, farmácia, supermercado, fácil acesso a transporte público e segurança. Tenha sempre em mente o que é prioridade para você e questione o corretor sobre o entorno do imóvel para entender tudo sobrea região que escolheu.

Se vai morar sozinho e gosta de fazer tudo caminhando, escolhe regiões com uma boa oferta de comércio local. Se você está planejando ou já tem filhos, priorize ter uma escola por perto e fique atento as áreas de lazer dentro do condomínio ou no entorno. Dessa forma você otimiza seu tempo, evita transtornos no transito e garante que a sua experiência no novo imóvel seja desfrutada com qualidade e muito conforto.

Aqui na Imobiliária Biguaçu, nossa equipe presa sempre pela satisfação dos clientes, garantindo que o processo de compra seja sempre tranquilo e sem surpresas. Conte conosco para encontrar o imóvel ideal e fique à vontade para perguntar tudo, sempre que quiser!

 

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu