Leonardo Ramos

Se você está em busca de um novo imóvel para comprar ou alugar, certamente está em busca do melhor preço e localização, mas saiba que existem outros pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de escolher seu próximo imóvel. Grande parte das pessoas só percebe a importância da posição solar depois da mudança.

Num país como o Brasil, o sol influencia muito no nosso dia a dia – mesmo na região sul – e isso tem consequências para o seu bem-estar, conservação de móveis e da residência.

Separamos nesse conteúdo algumas observações importantes sobre os impactos do sol nos imóveis para ajudar você a escolher a melhor posição solar. Confira!

Mas afinal, por que é importante verificar a posição solar do imóvel?

Nada pior do que passar calor no seu quarto ou escritório no verão, sem conseguir nem relaxar ou se concentrar direito, não é mesmo? Sem contar, ver a contar da sua energia elétrica duplicar devido ao uso quase ininterrupto do ar-condicionado. 

Mas se sol demais no verão incômoda, sol de menos no inverno também. Além da falta de iluminação, a sensação de frio é maior em ambientes pouco ensolarados.

Só por conta dessas situações você já deveria ter atenção à posição solar. Conforto térmico e boa luminosidade fazem a diferença na vida diária de qualquer família. Mas ainda há outras razões que justificam os cuidados com o sol.

  • Conservação do imóvel e mobiliário.
  • Valorização do patrimônio.
  • Economia de energia elétrica.
  • Bem-estar dos moradores.

Como escolher a melhor posição solar?

Dê preferência pela “face norte”. Essa é a recomendação de arquitetos, engenheiros e especialistas do setor imobiliário. Vamos entender por quê. 

O sol nasce no Leste e se põe no Oeste no final do dia, e durante esse deslocamento de “um lado para outro”, o sol se posiciona ao Norte na maior parte do tempo, onde recebe maior incidência de raios solares. Isso acontece porque estamos no Hemisfério Sul da terra.

Assim, imóveis voltados para a direção Norte têm sol durante o todo o dia, o que mantém o ambiente iluminado e aquecido. Em compensação, o lado Sul quase não recebe sol. No verão ele até aparece nas primeiras horas do dia e no fim da tarde, porém, no inverno, é mais raro.

O sol da manhã e da tarde

Nem sempre é possível escolher um apartamento com fachada totalmente para o Norte por exemplo, pois a maioria dos edifícios são projetados de uma maneira que várias faces são voltadas para o sol.

É bom lembrar, no entanto, que as fachadas voltadas para Leste recebem sol pela manhã. São raios menos intensos, que não chegam a causar desconforto quanto ao calor, mas que iluminam bem, podendo ser um incômodo para quem não acorda cedo.

No lado Oeste, por sua vez, o sol é mais presente à tarde, sendo mais intenso. Por isso, aquece bastante o imóvel, que geralmente permanece com temperaturas mais altas até à noite. É uma posição indicada para apartamentos em regiões muito úmidas, pois reduz a ocorrência de mofo.

A posição solar mais indicada para os cômodos

Como é difícil achar um imóvel voltado apenas para uma posição, é recomendado observar, na medida do possível, a posição solar mais indicada para os cômodos. Na hora de visitar o imóvel do seu interesse, considere o seguinte:

  • O ideal é ter bastante sol nas áreas onde as pessoas permanecem mais tempo.
  • Áreas que menor circulação não precisam receber tanto sol.
  • O apartamento precisa ter faces que aproveitem o sol da manhã e da tarde.

Mas nós vamos ajudá-lo mais para você não errar na escolha. 

Quartos, sala e varandas

Nesses cômodos é bom contar com luz solar a maior parte do dia ou pelo menos pela manhã. As faces Norte e Leste, portanto, são as melhores. Dessa forma, quartos, salas e varandas conservam uma temperatura agradável.

Em municípios de clima frio a face Oeste é a melhor, para aquecer e manter quartos, sala e varandas agradáveis à noite.

Área de serviço, banheiros, cozinha

Esses lugares são naturalmente mais úmidos e não são ocupados durante muito tempo. Não precisam receber sol durante todo dia, mas ao menos em algum momento, assim como ser bem ventilados para evitar fungos e mofo. Se estiverem para face leste ou oeste, ótimo!

Nossos especialistas estão à disposição para lhe acompanhar em visitas nos imóveis que lhe interessar e tirar todas as dúvidas que você tiver na hora de escolher. Vamos conversar?



Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu