Leonardo Ramos

A ideia principal para decorar uma pequena sala é usar truques simples que podem enganar os olhos e fazer o espaço parecer mais espaçoso. Usando essas estratégias, você pode tornar um ambiente pequeno muito mais confortável e esteticamente agradável.

Primeira dica é utilize o máximo de luz natural que entrar no espaço e preste atenção nas cores das paredes elas podem fazer uma grande diferença. Sua sala de estar, independentemente do tamanho, deve conseguir funcionar como um espaço para relaxamento e entretenimento. Por isso separamos aqui uma seleção de truques para fazer ela parecer mais espaçosa.

1. APOSTE NOS ESPELHOS
Os espelhos são estrategicamente utilizados em lugares pequenos, a fim de fazê-los parecer maior. Uma ideia mais comum para sala de estar é pendurar um grande espelho em um local central para criar um ponto focal. Para refletir a luz e adicionar um ambiente agradável, coloque-o atrás de uma fonte de luz como uma vela ou pendente de luz. Se possível, coloque um espelho em frente a sua janela para que ele reflita e dê a ilusão de outra janela.

2. DECORE PARA CIMA
Se a sua sala de estar tem um pé direito alto, aproveitar ao máximo este espaço extra, decorando-o de uma forma que atraia o olhar para cima. Do chão ao teto cortinas são uma maneira elegante para alcançar este objetivo. Outra ideia é preencher o espaço vertical com uma mistura variada utilizando molduras em gesso e iluminação. Esta técnica irá fazer a sala ser maior do que realmente é, porque convida as pessoas a olharem para cima e não somente horizontalmente ao nível do olhar.

3. USE CORES NEUTRAS
Uma das mais populares ideias para pequenas salas de estar é o uso de cores neutras nas paredes, piso, teto, móveis e estofados. Os tons mais suaves tendem a iluminar uma sala refletindo a luz. Além de ampliar uma área, uma paleta neutra transmite sofisticação e cria um ambiente calmo.

4. ESCOLHA MÓVEIS SOLTOS
Quando for comprar móveis, escolha peças que tenham uma aparência leve, ao invés dos mais pesados, que deixarão seu espaço menor ainda. Aposte em peças dobráveis e empilháveis, elas podem ser grandes aliadas das metragens reduzidas. Ah, invista em mobiliários que não obstruam a visualização, fazendo com que as áreas pareçam mais abertas.

Viu como é fácil? Seguindo algumas dicas simples é possível, sim, otimizar espaços, melhorar a organização e renovar sua decoração.

Leonardo Ramos

é corretor de imóveis e especialista em marketing digital. Atua como Head de Marketing & Customer Success na Imobiliária Biguaçu